Análise e acompanhamento - game-changer para a sua formação

Os homens em particular tendem a dar-se demasiado crédito a si próprios. Pensam muitas vezes que têm melhor aspecto do que poderiam realmente ter. Talvez na maioria das vezes e de forma mais prejudicial, eles possam tender a pensar que são mais aptos e saudáveis do que realmente são.

A beleza da análise e do rastreio é a sua honestidade. Através de luzes intermitentes e números pode obter uma visão do ritmo cardíaco, tensão arterial, percentagem de gordura, percentagem muscular, etc. Todos os factores importantes para optimizar a sua condição física e saúde.

Pensa que está em boa forma? O seu ritmo cardíaco em repouso pode dizer-lhe. Quando se consegue acompanhar o ritmo cardíaco em repouso ao longo do tempo, é possível descobrir. 50-90 batimentos por minuto é típico dos adultos, mas é muito simples, quanto mais baixo o número, mais saudável e em forma é.

Análise do corpo

Muitas pessoas usam a balança da casa de banho e o número de quilos como indicador de quão saudáveis somos. Se quer saber quão saudável é realmente, precisa de olhar para muito mais do que o seu peso.

Even se tiver um estômago liso, pode facilmente cobrir a gordura entre os órgãos internos. Os seus problemas digestivos podem ser causados por muito pouco líquido e várias dietas podem mexer com o seu metabolismo. Tudo isto tem um efeito negativo no seu corpo, mesmo que o seu IMC pareça estar bem.

Análise corporal pode revelar a verdadeira composição do seu corpo e se este está nas melhores condições para funcionar da melhor forma.

Aqui pode descobrir que parâmetros são cruciais para a sua saúde.

Mavefat

A maioria de nós não gosta de uma ou duas gorduras na barriga, mas o que preocupa os especialistas de saúde não é a gordura visível na barriga, mas a gordura que se esconde entre os intestinos.

A gordura entre os intestinos é um factor importante para a sua saúde. É por isso que nos últimos anos os especialistas e médicos começaram a concentrar-se muito mais na localização da gordura no corpo do que na quantidade da mesma. É por isso que se vêem cada vez mais escalas de composição corporal no mercado.
Quando a gordura se acumula na cavidade abdominal entre as vísceras e à volta dos órgãos, é devido a um estilo de vida pouco saudável e inactivo e este tecido gordo é extremamente perigoso para a sua saúde.

A gordura segrega muitas substâncias de sinalização nocivas, que fluem através dos grandes vasos sanguíneos da cavidade abdominal e em redor de todo o organismo. Aqui levam a um aumento do risco de resistência à insulina, que é o precursor da diabetes e uma série de outras ameaças para a saúde.

Knogler

A maioria das pessoas não se apercebe disso, mas os seus ossos são na realidade uma parte viva do seu organismo que mantém o seu esqueleto em forma todos os dias, mas essa reconstrução depende em grande parte de como se exercita e come. A partir dos 30 anos de idade, perde gradualmente massa óssea, mas pode fazer muito para manter os seus ossos e assim garantir que o seu esqueleto o possa transportar através da vida. Um estilo de vida activo, um peso estável e uma dieta rica em cálcio e vitamina D podem ajudá-lo a evitar a osteoporose após a menopausa.

Gordura e músculo

Músculo pesa mais do que gordura e por isso pode ter um IMC elevado mesmo que tenha uma percentagem relativamente baixa de gordura.

Existem muitas boas razões para construir massa muscular. Massa muscular e força suficientes são um pré-requisito para permanecer móvel à medida que envelhece, e quanto mais massa muscular, mais elevada é a sua taxa metabólica. É por isso que se deve pensar em construir uma massa muscular saudável para se ter algo em que se possa basear. O treino de força e uma dieta rica em proteínas ajudá-lo-ão a aumentar a sua massa muscular.

Combustão a alta velocidade

Massa muscular aumentada é também um factor importante no aumento da taxa metabólica de repouso. Embora a taxa metabólica em repouso dependa tanto da idade como da genética, é realmente possível aumentá-la trabalhando os músculos.

O treino de força é a melhor forma de exercitar os músculos e assim aumentar a sua taxa metabólica de repouso, mas todo o exercício conta, pelo que também pode fortalecer os seus músculos tomando as escadas, andando de bicicleta ou limpando a sua cabeça. Quanto mais os seus músculos forem utilizados, maior será a sua taxa metabólica em repouso, e quem não quer queimar calorias enquanto se deita a ver televisão?

Líquido

Ca. 60 f o seu peso é água, cuja principal função é transportar nutrientes para dentro e fora das suas células, mas também é necessária água para manter as suas articulações lubrificadas, os seus alimentos digeridos, e a sua temperatura corporal regulada.

Todos os dias o seu corpo perde dois a três litros de água, e se for muito activo, pode perder meio ou um litro inteiro de suor por hora. Se não reabastecer as suas reservas de água, arrisca-se a ter dores de cabeça, obstipação e cólicas. De facto, uma perda de apenas um litro é suficiente para reduzir o seu desempenho durante o exercício.

Pulse tracking

O seu coração é o músculo mais importante do seu corpo. Actua como uma espécie de barómetro para o resto do seu corpo, dizendo-lhe o quanto está a treinar, o quão rápido está a usar a sua energia, se tem pouco líquido ou se comeu comida que não pode tolerar, mesmo que esteja mentalmente desequilibrado.

Todas estas variáveis fisiológicas somam-se a um número que lhe diz agora mesmo como o seu corpo se está a sentir.

Pulso varia muito entre as pessoas. Os atletas podem ter um ritmo cardíaco em repouso tão baixo quanto 30 batimentos por minuto e as pessoas sem formação podem ter um ritmo cardíaco em repouso de 100 batimentos por minuto. As mulheres têm corações relativamente mais pequenos do que os homens e isto significa que os seus corações batem em média 5-7 vezes mais do que os homens por minuto para o mesmo trabalho ou descanso.

Ouvir o seu ritmo cardíaco dá-lhe um super feedback sobre quão saudável é, quão apto está e quão eficaz é o seu treino.

4 boas razões para usar um monitor do ritmo cardíaco

#1 Sabe quão saudável é realmente a 

Além de medir com precisão a sua frequência cardíaca em repouso, que é um bom indicador da aptidão cardiovascular geral, o acompanhamento contínuo da frequência cardíaca também significa que pode ver em que zona de frequência cardíaca está a trabalhar, por quanto tempo pode mantê-la e quanto tempo leva a sua frequência cardíaca a voltar ao normal após o exercício.

Se treinar para um objectivo específico ou desafio através da monitorização do ritmo cardíaco durante o exercício, pode medir e acompanhar as melhorias ao longo do tempo. Por exemplo, quanto tempo pode trabalhar na zona de frequência cardíaca máxima antes de entrar em colapso (85 vezes superior à frequência cardíaca máxima), e quão rápido precisa de se mover antes de atingir essa zona de pico - para citar apenas alguns pontos de dados úteis.

#2 Vai querer trabalhar mais

Quando se pode ver exactamente o quão difícil é treinar o pulso, não há desculpa. Pode pensar que está a fazer um grande esforço, mas muito poucas pessoas sabem o que realmente significa trabalho árduo. Em suma, dói. Muita dor.

Proporções como velocidade e força podem ser influenciadas por factores externos, como o clima, mas o ritmo cardíaco é sempre consistente. Assim, quando se podem comparar dados de uma boa sessão com a média, não há nenhum esconderijo. Tudo depende de si, e se conseguir empurrar-se com mais força para a zona dos picos durante mais e mais tempo a cada semana, verá um progresso mais rápido do que de cem horas estáveis na passadeira.

#3 Mede os seus melhoramentos correctamente

Dados não mentem. Se desligar o relógio durante algumas semanas, encher de comida de plástico e festa, isto reflectir-se-á provavelmente no seu ritmo cardíaco em repouso. Ver esses números aumentar pode ser a motivação necessária para voltar para o ginásio. Treinem 4 vezes por semana, e treinem com afinco, e em breve verão os vossos números a ir na direcção certa. Preparar para desenvolver uma relação de amor/ódio com números e gráficos.

#4 Encontrar o seu ritmo

Melhorar como atleta é tudo uma questão de variedade. Deve misturar as zonas de ritmo cardíaco tanto quanto as distâncias, os métodos de treino (corrida, remo, ciclismo) e a velocidade. Poucas pessoas são capazes de julgar com um bom grau de precisão o quão duro o seu corpo está a trabalhar quando correm. O seu monitor do ritmo cardíaco permite-lhe visar zonas específicas do ritmo cardíaco, trabalhar com elas e esforçar-se mais quando o deseja.

Então, se estiver a treinar para uma maratona rápida de 10K ou meia maratona, por exemplo, pode misturar o seu plano de treino com a intensidade da frequência cardíaca para aumentar o seu ritmo de corrida enquanto se mantém dentro de uma zona de frequência cardíaca que sabe que pode manter ao longo do tempo.