Ervas e especiarias não são apenas aromatizantes que tornam a sua comida excitante. As especiarias são altamente promotoras de saúde à sua própria maneira. Muitos deles são conhecidos pelas suas espantosas propriedades e elevado conteúdo em vitaminas e antioxidantes.
Ama-se alho ou odeia-se, mas o alho é fantástico e tem um efeito de diluição do sangue, impedindo a calcificação e coágulos de sangue. O alho pode ajudar a baixar a tensão arterial e o colesterol e pode combater fungos no intestino. Pensa-se também que o alho tem um efeito redutor sobre os carcinogéneos.
As cebolas brancas são ricas em antioxidantes, que têm um efeito de preservação no organismo e estimulam o sistema imunitário. Não foram descritas lesões ou efeitos secundários do alho, embora este tenha um odor ligeiramente forte.
A fruta poderosa é amada e temida pelo seu forte sabor.
Chilli contém muitos antioxidantes, incluindo vitaminas A e C, e acredita-se que tenha um efeito positivo na pressão arterial e no colesterol sanguíneo.
O fruto da pimenta também contém a substância capsaicina, que é o que dá uma sensação de ardor na boca quando se come pimenta quente.
A substância estimula os nervos na cavidade oral e na língua que normalmente respondem ao calor e à dor, por isso o cérebro pensa que está a arder na boca. Quando começa a suar e fica vermelho na cabeça por comer uma pimenta quente, o seu corpo está na realidade a tentar arrefecer, suando e aumentando o fluxo de sangue para a pele.
Em tempos de pólen, o pimento pode ser um amado ajudante, uma vez que pode ajudar a aliviar doenças tais como seios nasais e vias respiratórias bloqueados. Também é bom para a digestão e pode ajudar a impulsionar o seu metabolismo.
Esta erva está cheia de ferro, o que é bom para distúrbios da bexiga, distúrbios do tracto urinário e deficiências minerais. Basta polvilhar uma mão cheia sobre o seu jantar.
Persilla é conhecido por aliviar o companheiro irritante do alho: hálito a alho. É por isso que é uma excelente ideia acompanhar os seus pratos de alho com salsa fresca.
O gengibre tuberoso é uma verdadeira droga maravilhosa! Para além do seu grande sabor, pode ter efeitos benéficos sobre constipações, náuseas e problemas de estômago. Sabe bem, forte e fresco, o que o torna um ingrediente regular na culinária asiática em particular.
Ginger está disponível em todas as formas, como suplementos, pó, picles, sólido, líquido, etc. Mas a forma mais fácil de obter os benefícios do gengibre é ralar ou cortar a raiz bruta em água a ferver, adicionar um pouco de mel e beber a mistura como chá. Além disso, novos estudos mostram também que o gengibre pode acalmar as náuseas que ocorrem frequentemente durante o tratamento quimioterápico do cancro.
Como muitas outras ervas, o manjericão está cheio de vitamina C e tem um efeito benéfico sobre a tosse e a digestão. O manjericão também fortalece o sistema nervoso e é considerado um afrodisíaco.
Basil é um clássico tanto na cozinha europeia como asiática, embora sejam utilizadas espécies um pouco diferentes. Funciona bem como um polvilho em tudo, desde a pizza à sobremesa, mas também se presta bem como ingrediente principal.
Karry é uma especiaria mista que tem origem na Índia. Podem existir até 20 especiarias diferentes numa mistura: o açafrão-da-terra antioxidante, gengibre, canela, coentros, cravinho, maça, cominho, etc. Na Índia, é comum misturar o seu próprio caril.
Quando usado, o caril é normalmente primeiro "queimado" com um pouco de gordura para realçar o sabor.
Carry tem a particularidade de ser um alimento com um dos mais altos níveis naturais de fibra dietética. O pigmento amarelo em caril, derivado do curcuma, pode ser utilizado como agente anti-cancerígeno. Portanto, esta é outra boa razão para apimentar também a sua comida, o caril tem um sabor excelente e dá calor ao seu corpo.