Exercício e vitamina D prolongam a vida

Exercício e vitamina D pode prolongar a vida

Se quiser viver mais tempo e aumentar o seu nível de energia na vida quotidiana, o exercício é uma necessidade.

Uma equipa de investigação do King's College London sublinhou recentemente este facto ao demonstrar como, a nível molecular, as células das pessoas fisicamente activas parecem mais bonitas quando comparadas com as de um grupo de pessoas que preferem o sofá à bicicleta de exercício.

Um total de 2.400 gémeos britânicos participaram no projecto, que analisou o impacto da actividade física nas células.

Forte
Como medida para isto, os investigadores utilizaram os telómeros das células, que são cordões de ADN que se tornam cada vez mais curtos à medida que as células envelhecem. Como parte do processo de envelhecimento, os telómeros ficam progressivamente mais curtos cada vez que as células se dividem. Este processo continua até ao dia em que as células morrem. À medida que mais e mais células morrem, o processo de envelhecimento começa, causando o enfraquecimento dos músculos, o enrugamento da pele, a deterioração da visão e da audição, e a capacidade de respirar para se deteriorar.

A equipa de investigação analisou telómeros de glóbulos brancos recolhidos dos 2.400 gémeos e comparou o comprimento do telómero com a quantidade de exercício que cada um fez no seu tempo livre durante um período de 10 anos. Encontraram uma correlação directa entre o comprimento do telómero e a quantidade de actividade física.

Gastar 65 dias a fazer exercício e recuperar 3.285 dias.
As pessoas que jogavam ténis, nadavam ou corriam 100 minutos por semana, por exemplo, tinham um comprimento telómero que normalmente seria visto em pessoas 5 ou 6 anos mais novas. Os participantes no estudo que eram mais activos no e isso significa neste caso que faziam 3 horas de exercício vigoroso por semana - tinham um telómero de comprimento que fazia com 9 anos a menos. Durante o período de 10 anos, portanto, tinham passado um total de 65 dias completos de exercício, mas tinham, grosso modo, ganho 3.285 dias de células mais jovens e, portanto, significativamente menos envelhecimento.
A investigação teve em conta outros factores que poderiam confundir os resultados, por exemplo, que os praticantes normalmente fumam menos e geralmente não estão acima do peso.

Vitamina D parece ter o mesmo efeito
Vitamina D parece ter um efeito semelhante no comprimento do telómero, de acordo com outro estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition.
Aqui, os investigadores estudaram 2.160 mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 79 anos e descobriram que as que tinham mais vitamina D no seu sangue tinham telómeros mais longos do que as que tinham baixo estado de vitamina D. Mais uma vez, os glóbulos brancos foram utilizados porque se dividem rapidamente e, portanto, têm um encurtamento telómero mais rápido do que outros tipos de células e são, portanto, mais adequados para observação.

Pode obter mais vitamina D no seu corpo através de dieta, suplementos e exposição solar durante os meses de Verão. A maioria dos comprimidos multivitamínicos contêm geralmente apenas 5 µg de vitamina D, o que NÃO é suficiente para satisfazer as suas necessidades. Os comprimidos de vitamina D pura contêm cerca de 5-35 µg de vitamina D por comprimido. Pode comprá-los ao balcão em farmácias ou lojas de produtos alimentares saudáveis. Ver a lista de alimentos particularmente ricos em vitamina D no final deste artigo.

Vitamina D também tem um efeito muito positivo no sistema imunitário e reduz o risco de cancro da mama, próstata e cólon.

A conclusão desta investigação deve ser que, com muito pouco esforço físico e mental, pode prolongar significativamente a sua vida e a sua qualidade de vida.

Fonte: Arch Intern Med. Am. J. Nutrição Clínica.


6 formas fáceis de inverter o processo de envelhecimento

1ª As amoras são uma das melhores fontes de antioxidantes da natureza que inibem o processo de envelhecimento e o lento declínio mental.

2. A investigação mostra que tão pouco como meia hora de exercício diário pode aumentar as suas hipóteses de viver para 90 por 30%

3. As análises mostram que as pessoas com uma extensa rede de bons amigos têm 22% mais probabilidades de viver mais tempo do que as que têm apenas alguns amigos.

4. Pense positivo. Estudos mostram que os optimistas geralmente vivem mais tempo do que os pessimistas.

5. Apesquisa demonstrou que por cada 30 gramas que aumenta a sua ingestão diária de fruta rica em vitamina C, reduz o seu risco de morte precoce em 10%.

6. Os exames ao cérebro mostram que os homens que fazem exercício físico perdem regularmente menos tecido cerebral à medida que envelhecem.


Alimentos com um teor particularmente elevado de vitamina D
Vitamina D encontra-se principalmente em peixes gordos, tais como arenque, salmão, cavala e sardinha. No entanto, deve estar ciente de que embora os peixes sejam particularmente ricos em vitamina D, as cápsulas de óleo de peixe não são.

100g
- Patê de arenque: 8 µg por 100g
- Kippers em óleo: 6 µg por 100g 100g
- Coxa de frango/sangue/wing c/ pele: 1,5 µg por 100g
- Manteiga (salgada): 0,76 µg por 100g
- Queijo (todos os tipos): 0,31 µg por 100g

pt