BLACK NOVEMBER

Optimize o seu estilo de corrida

Estilo de caminhada é algo muito individual de pessoa para pessoa. Há tantos estilos de corrida como há pessoas na Terra. Alguns correm rápido, outros correm devagar, outros correm pesado, e outros correm leve. Não existe um estilo de corrida certo ou errado. No entanto, há algumas coisas em que se deve pensar ao correr, por exemplo para evitar ferimentos. Outra vantagem de optimizar o seu estilo de corrida poderia ser conseguir melhores resultados com a sua corrida.

Existem vários exemplos clássicos de estilos de corrida a evitar:

"O estilo de corrida pesada": A marca de um corredor pesado é que se pode ouvir passos pesados e tensos vindos de uma longa distância. Uma regra de ouro ao correr: "Se consegue ouvir os seus passos ao correr, está a correr demasiado pesado". Os seus músculos e articulações não são construídos para os choques duros que atravessam o seu corpo com uma corrida pesada. O "estilo de corrida pesada" é mais frequentemente visto em corredores maiores, mas não é invulgar que ocorra também em corredores pequenos de 50kg.


Evite o "estilo de corrida pesada": Pensando como um ninja. Pense nas suas aterragens com os pés para que cada passo atinja o chão em movimento contínuo, com o calcanhar a atingir primeiro o chão. Se ouvir música, é uma boa ideia desligá-la ocasionalmente para ver se consegue um estilo de corrida tranquilo.

"O corredor ávido": Se não estiver no topo da cadeia alimentar, por vezes terá de correr pela sua vida. Mas como os seres humanos se adaptaram ao topo da cadeia alimentar, os nossos corpos não são construídos para funcionar com tudo o que a estrutura e as rédeas podem suportar. Uma regra geral quando se corre: "Se o seu pé alcança mais longe do que o joelho quando corre, está a esforçar o seu corpo e não está a alcançar um estilo de corrida ideal". Se correr com o "ansioso estilo de corrida", na verdade, abranda o seu corpo quando aterra na sua perna sobrecarregada.

Evite o "ansioso estilo de corrida": Pensando nas suas aterragens com os pés: coloque o seu pé, em cada aterragem, mesmo abaixo do centro de gravidade do corpo. Incline-se ligeiramente para a frente e use o seu balanço da anca para levantar ligeiramente os joelhos. Habitue-se a aquecer o seu corpo antes de correr fazendo alguns exercícios ligeiros; tais como elevações altas do joelho e pequenos pontapés nas costas. Fazer os dois exercícios durante cerca de 10 segundos  antes de cada corrida. Isto irá aquecer as suas pernas e evitar a fadiga.

"O estilo de corrida em pausa": A menos que esteja a aplaudir os espectadores num evento desportivo, as suas mãos não precisam de passar por cima da cabeça de uma forma em pausa durante a sua corrida. Ao mesmo tempo, os seus pés também não devem aproximar-se das nádegas durante a sua corrida. Regra de ouro ao correr: "O corpo é facilmente sobrecarregado por movimentos bruscos e selvagens durante uma corrida exaustiva". É portanto importante, se quiser ser atento ao seu corpo, que não faça ondas repentinas ou apareça na corrida com os braços a acenar acima da cabeça.


Evite "The Hovering Running Style": Alcançando um bom ritmo no seu estilo de corrida a que o seu corpo se habitua. Um bom ritmo de corrida pode ser de 85 a 95 fios (quantas vezes o seu pé direito bate no chão) por minuto. Uma maneira fácil de perceber isto é contar cada vez que o seu pé direito atinge o chão, multiplique por 2 e terá o seu fio de 1 minuto.

Fonte/Inspiração: Triathlete Europe

pt