Orientação dietética - Necessidades energéticas

As necessidades energéticas totais de uma pessoa são determinadas pelo consumo de cada órgão. As necessidades energéticas são, portanto, definidas em termos deste consumo.

Need é a quantidade que deve ser consumida para evitar sintomas de deficiência, ou a quantidade que deve ser consumida para manter reservas corporais adequadas. Contudo, deve notar-se que pode haver grandes variações nos requisitos entre indivíduos.

Mas certamente não importa de que nutrientes provém a energia. 

Uma dieta saudável e variada deve ser composta dos três chamados macronutrientes (hidratos de carbono, proteínas

Today, a Autoridade Sanitária Dinamarquesa recomenda que uma dieta saudável e variada consiste em:

  • 55-60% carboidratos
  • 10-15% proteína
  • Max 30 edt

Pode usar a seguinte distribuição:

  • 40-50% carboidratos
  • 20-25% proteína
  • 25-35 edt

Com a distribuição acima referida, a percentagem de proteína aumenta enquanto que a percentagem de gordura diminui. A vantagem é que a proteína proporciona uma sensação boa e estável de saciedade. Ao consumir mais proteínas na dieta, é mais fácil prevenir a obesidade ou iniciar a perda de peso ou simplesmente manter o peso actual.

O objectivo é tornar a sua dieta mais preenchida e estimular o seu metabolismo, para que possa perder peso sem fome.

Coma três refeições principais e de preferência vários petiscos durante o dia. O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, dando-lhe um bom começo e regulando o seu apetite. Várias pequenas refeições ao longo do dia irão melhorar a sensação de saciedade.

Coma fruta fresca, legumes, grãos inteiros, batatas e leguminosas. Estes são hidratos de carbono complexos que estão a encher.

Cortar a gordura saturada (por exemplo, gordura láctea) e tentar substituí-la por gordura monoinsaturada, por exemplo, azeite, e alguma gordura polinsaturada (por exemplo, peixe gordo e óleos vegetais)

Coma mais proteína. A proteína é mais enchimento do que os hidratos de carbono. A proteína é também o bloco de construção do músculo. Pode, portanto, comer com segurança mais, por exemplo, carne magra e produtos lácteos - e de preferência em vez de alguns dos alimentos ricos em hidratos de carbono. Ainda assim, tente manter baixo o consumo de gordura saturada.

pt