Quando treina, a sua dieta é a coisa mais importante para tirar o máximo partido do seu treino, e as proteínas são especialmente importantes.
Proteína em pó pode ser usada por qualquer pessoa que queira um suplemento proteico. O corpo precisa de proteínas pois ajuda a construir massa muscular e a manter a estrutura óssea.
Proteína em pó tornou-se muito popular nos últimos anos, especialmente entre as pessoas que treinam, pode ser treino a todos os níveis. No início, a proteína em pó estava associada aos fisiculturistas, mas isso já está longe de acontecer, a proteína em pó é utilizada por tudo, desde hospitais a fisiculturistas, incluindo ocasionalmente pessoas mais velhas e pessoas em dieta.
Após o exercício, a capacidade dos músculos de reconstruir é particularmente boa e requer energia, pelo que é uma boa ideia consumir proteínas e hidratos de carbono pouco depois do exercício. Se quiser aumentar a massa muscular e treinar muito, pode querer suplementar com creatina.
A proteína em pó é dinamarquesa produzida e extraída do leite de vaca, consiste em muito pouca gordura e lactose, portanto é proteína quase pura, é proteína de soro de leite, que é rica em diferentes aminoácidos, o que dá muitas aplicações, uma vez que existem aminoácidos com cada uma das suas qualidades, alguns aumentam o desempenho ou estimulam o crescimento muscular.
Proteína de soro de leite em pó é produzida em Hadsund na Jutlândia do Norte, a proteína em pó é extraída com o maior valor biológico possível, quanto mais valor biológico o pó tiver, mais proteína é absorvida no corpo.
A proteína em pó está disponível em diferentes sabores, dissolve-se facilmente em líquido e tem muitas utilizações, pode ser dissolvida num copo de sumo, leite ou água, ou pode ser colocada num batido ou noutras deliciosas alternativas, só a sua imaginação é que estabelece os limites. Pode realmente consumir uma maior quantidade de calorias através da proteína sem ganhar peso, isto é, porque requer mais energia para que o organismo absorva proteína.
A proteína em pó é cuidadosamente seleccionada para ingredientes indesejados como lactose e gordura, não há adição de açúcar, contém apenas 2% de açúcar de leite natural. A proteína em pó que é virtualmente pura de lactose e gordura chama-se Whey protein isolate, se contém um pouco de gordura e lactose, chama-se whey protein concentrate.
Todas as proteínas em pó provêm do leite, outras formas de proteínas em pó podem ser feitas de soja, arroz, ovos, ervilhas, cânhamo ou quinoa.
Proteína é constituída por aminoácidos, há um total de 20 aminoácidos diferentes, nove dos quais o corpo não pode produzir por si próprio e deve, portanto, ser consumido através da dieta. Para tirar o máximo proveito da sua ingestão de proteínas, precisa de uma boa composição de aminoácidos, essa é uma das razões pelas quais a proteína de soro de leite/whey é a forma mais popular de proteína em pó, tem uma composição particularmente boa dos nove aminoácidos essenciais que são os que não nos podemos fazer, ao mesmo tempo que se sabe que tem a melhor textura e sabor, bem como um preço acessível.
Aminoácidos promovem a recuperação, que é o processo pelo qual o seu corpo passa após o exercício para construir músculo. É importante recuperar o tempo suficiente após o exercício.
Há muitos factores que podem entrar em jogo quando se trata de quanto tempo o seu corpo precisa para recuperar, um desses factores é a dieta, para recuperar mais rapidamente e estar pronto para treinar novamente é importante consumir proteínas. Além disso, os aminoácidos estimulam o crescimento muscular, previnem a quebra das células musculares e ajudam na reparação dos tecidos humanos.
Pode facilmente satisfazer as suas necessidades proteicas através de uma dieta variada, mas se treinar muito, pode ser difícil obter proteínas suficientes através da dieta diária, por isso pode ser uma boa ideia suplementar, por exemplo, com um batido de proteínas. Além disso, a proteína em pó é fácil de levar em viagem em vez de um almoço embalado, a proteína em pó pode ser levada para qualquer lugar, pode levá-la para o ginásio, consigo para o trabalho ou para as suas viagens. Por grama de proteína, a proteína em pó é ainda mais barata do que a carne e o leite, que são as principais fontes de proteína na vida quotidiana de muitas pessoas.
A quantidade de proteína de que precisamos varia de pessoa para pessoa, tal como acontece com as calorias, e pode ser determinada pelo sexo, idade, peso e nível de actividade, mas também pode haver explicações genéticas. Se normalmente se sentar muito quieto e não estiver muito activo ou fizer exercício regularmente, a recomendação oficial é consumir 0,8 gramas de proteína por quilograma de peso corporal por dia.
Se treinar regularmente, o valor aumenta notavelmente quando se está activo, é uma boa ideia aumentar a ingestão de proteínas, e é recomendado com 1,5 - 1,8 gramas de proteína por kg de peso corporal por dia, estes valores também se aplicam durante a perda de peso, pois as proteínas ajudam a manter a massa muscular.
É importante lembrar que a proteína em pó é um suplemento dietético e não um substituto de refeição, pode substituir pequenas refeições, mas é importante ter um mínimo de três refeições sólidas por dia.
Proteína em pó não é perigosa nem antinatural de forma alguma, é simplesmente pó extraído de uma fonte rica em proteínas como o arroz ou o leite. Se for intolerante à lactose, pode optar pelo soro isolado como o 100xtra Pure. Se for completamente alérgico a produtos lácteos, a proteína de arroz seria a melhor alternativa.
Quando treina força para construir músculo, a dieta é o elemento mais importante, se treina muito força e não consome uma quantidade adequada de proteína, o treino não lhe dará os melhores resultados. Poderia portanto treinar menos mas consumir a mesma quantidade de proteína e ainda assim alcançar os mesmos resultados.
Se quiser perder peso, os suplementos podem ser uma boa ideia. A forma mais eficaz de perder peso é criando um défice calórico, isto pode ser conseguido por exemplo com substituições de refeições sob a forma de batidos de proteínas, mas lembre-se que é um suplemento dietético e, portanto, não pode substituir todas as suas refeições diárias, é importante consumir pelo menos três refeições sólidas por dia. A proteína adequada permite manter a massa muscular quando se está com um défice calórico.
Proteína em pó não tem poderes mágicos e não pode compensar os maus hábitos alimentares ou criar crescimento muscular se não se esforçar. Pode ficar grande e forte sem proteínas em pó se treinar regularmente e comer a dieta certa, mas é um atalho que pode apoiar e enriquecer a sua dieta.
Proteína em pó é o suplemento dietético mais popular, é fácil e conveniente, e torna-se mais fácil satisfazer as suas necessidades proteicas a partir de uma fonte de proteínas de alta qualidade, como a proteína em pó de soro de leite.
Outras fontes ricas em proteínas, tais como frango, atum ou carne de vaca podem ser pesadas no estômago durante muito tempo, e por vezes pode ser bom ter uma refeição ligeira, por exemplo, pouco antes do exercício. A proteína em pó pode ser transformada num delicioso batido e consumida pouco antes ou depois do exercício, é facilmente digerível e rápida para o corpo absorver.
A proteína em pó pode ser usada de muitas maneiras, pode colocá-la na sua papa de aveia pela manhã, misturá-la num batido ou misturá-la na massa quando cozer, há um mar de diferentes opções.
Proteína em pó pode ser misturada em todos os diferentes tipos de líquidos, e o efeito será o mesmo, independentemente do que se misturar. É popular misturar batidos de proteínas no leite por ser delicioso e fornecer algumas proteínas e nutrientes extra do leite, também pode ser misturado em água ou sumo, por exemplo.
É normal utilizar cerca de 250 ml. de líquido juntamente com 30-40 gramas de proteína em pó, isto é equivalente a uma colher. Por exemplo, se quiser um batido grosso com muito sabor, pode usar menos líquido, e se quiser uma bebida fina com um sabor suave, pode usar mais líquido.
Um batido proteico pode ser consumido vantajosamente com uma refeição menos rica em proteínas, mas como regra geral, a maior parte do seu consumo de proteínas deve vir da dieta que consome para além dos suplementos, a proteína em pó deve ser considerada um suplemento delicioso.
O corpo é infelizmente estruturado de tal forma que os músculos são os primeiros a serem quebrados em vez de gordos, a menos que os músculos estejam a ser utilizados. A proteína ajuda a parar esses processos e a construir músculo após o exercício, quando o corpo está em défice energético.
Pode também ser uma boa ideia levar consigo um batido de proteínas quando se exercita, para que possa tomar um gole de vez em quando. Lembre-se de consumir algo rico em proteínas antes ou logo após o exercício, ou ambos, para parar os processos catabólicos que quebram os seus músculos.
Proteína em pó é benéfica tanto na fase a granel como na fase de corte. A granel, a proteína em pó pode ajudar a cobrir as necessidades proteicas e a criar condições óptimas para os processos de crescimento. Durante o corte, tem a vantagem de ser muito baixo em calorias, pelo que pode consumir proteínas suficientes e ainda criar um défice calórico.
Proteína em pó não o engorda imediatamente, mas pode engordar de qualquer coisa se comer muito dela. Pode obter gordura de pepinos e cenouras se criar um excedente calórico.
É sobre o quanto se consome de uma coisa em particular. Em princípio, pode-se perder peso com os folhados de nata e ganhar peso com as cenouras, mas pode-se comer significativamente mais cenouras e ainda manter um défice calórico do que com os folhados de nata. A proteína contém 4 calorias por grama, por isso se a proteína em pó o estiver a empurrar para um excedente calórico, terá de cortar calorias noutro lugar.