Este exercício treina os glúteos - especificamente o gluteus maximus (o músculo grande bola) - e os erectores spinae (um grupo de músculos que endireitam e rodam as costas). Além disso, é um exercício realmente bom para os músculos da parte posterior da coxa (excepto) a cabeça curta do bíceps femoral (músculo da coxa localizado para trás ou para trás, que só se dobra na articulação do joelho) para facilitar a dobra ligeira dos joelhos. Para além de se curvarem na articulação do joelho, os músculos da parte de trás da coxa são responsáveis por esticar a articulação da anca e inclinar a pélvis para trás. Se se dobrar, isto significa que os músculos estão a esticar a parte superior do corpo, desde que também esteja a fazer uma contracção isométrica dos músculos abdominais e das espinhas erectrizes (um grupo de músculos que endireitam e rodam as costas).
Guia para o Dumbbell Deadlift romeno:
Factos sobre Dumbbell Deadlift romeno: Se fizer este exercício regularmente, reduzirá o seu risco de lesões ao fazer agachamentos pesados.
A fase negativa deste exercício - quando se curva para a frente, mas também é realmente bom para esticar os músculos na parte de trás da coxa.
Bom conselho para o Dumbbell Deadlift romeno: Ao manter as pernas direitas enquanto se dobra para a frente a partir da anca, alongamos os músculos na parte de trás da coxa. Isto permite-lhe sentir melhor os músculos contraírem-se (puxar juntos) ao endireitar a parte superior do seu corpo. Ao optar por dobrar os joelhos quando se dobra para a frente a partir da anca, relaxa os músculos da parte de trás da coxa, tornando as curvas para a frente mais fáceis de executar.
Este exercício é um exercício tanto para as pernas como para as nádegas.