Existe um MUITO grande conjunto de conhecimentos sobre todas as formas de treino de força. Mas muito do que está em vários websites é muito complicado e nem sempre chega à essência do treino. É tido como certo que o leitor sabe. Tentámos fervê-lo um pouco para que pudesse ser útil para si:
treino de força para principiantes:
É importante tomar o treino de força naturalmente e praticá-lo para que se sinta natural. Esquecer programas super complicados e treinar para que se sinta simples e bom. Se precisar de roupa bonita para fazer exercício, temos roupa sensata para esse fim.
Por isso, quando estiveres no ginásio, deves ir com calma - ESPECIALMENTE SE És NOVO - pois os tendões e articulações só estão prontos para cargas maiores após seis meses de treino.
É preciso sentir a pressão dos exercícios, mas não é preciso treinar durante duas horas de cada vez para obter resultados. Especialmente porque os melhores resultados são alcançados com uma gama relativamente pequena de exercícios, chamados exercícios compostos, para que não tenha de correr cerca de 20 exercícios diferentes cada vez que treina.
A importância dos exercícios compostos:
É feita uma distinção entre os chamados exercícios de isolamento, que de resto são muito populares, e os exercícios compostos. Os exercícios de isolamento visam atingir apenas um músculo de cada vez, na medida do possível. Por exemplo, o músculo bíceps no braço, que muitas pessoas treinam levantando halteres, ou os músculos do peito, que podem ser treinados com os chamados flyers.
No entanto, estes exercícios não treinam a musculatura circundante, o que é frequentemente negligenciado porque não é visível como tal. No entanto, estes músculos são muito importantes uma vez que são frequentemente os chamados estabilizadores, que asseguram que o movimento se realiza num padrão suave. Se depois fizer exercícios de isolamento durante muito tempo, eles não se tornam mais fortes. Se um dia puxar ou empurrar incorrectamente, eles não vão ajudar! Além disso, pode vê-los se souber onde estão, e têm bom aspecto quando ficam maiores.
Após o treino de força, é importante dar tempo aos músculos para se reconstruírem, nos quais a dieta desempenha um papel importante.
dieta avançada:
Muitas pessoas concentram-se apenas no que acontece no centro e menos no que acontece quando chegam a casa - apesar do facto de ambos serem igualmente importantes.
Muitas pessoas pensam que a gordura pode ser convertida em músculo e que, portanto, não precisa de comer nada durante o treino se tiver gordura visível no seu corpo. ISTO É UM MITO! Precisa de açúcar/energia!
E o músculo precisa de ser reconstruído por algo, e utiliza proteínas para isso. Basicamente, o corpo pode produzir uma quantidade razoável das proteínas de que necessita a partir de uma dieta normal. Mas existem oito partes (aminoácidos essenciais, caso queira ler mais) de uma porção saudável de proteína que o corpo não consegue produzir por si só, e por isso precisa de ser suplementada. Seja com carne - ou com um batido de proteínas!
Para não treinar sem resultados, pode ser uma boa ideia tomar uma bebida açucarada ou uma barra de muesli antes do treino e algo do mesmo depois. Após o treino, deve também complementar com proteínas, seja numa barra de muesli ou num batido.
Se se sentir "achatado" nos seus músculos durante um treino, ou se quiser aquele pequeno extra, também pode suplementar com creatina.