Manter a calma e viver mais tempo

Calma-te e vive mais tempo

Pessoas que são fisicamente activas, calmas e deliberadas, e boas a gerir a sua vida diária, vivem mais tempo do que aquelas que têm personalidades menos positivas atormentadas pelo nervosismo, raiva ou ansiedade.

Esta é a conclusão dos investigadores baseada em 50 anos de observação de homens e mulheres americanos. A luta pela estabilidade emocional e um estilo de vida consciente e activo pode ajudar a reduzir o risco de doença, aumentar a satisfação de vida e, mais importante ainda, aumentar significativamente a longevidade.

O estudo foi conduzido por investigadores do National Institute on Aging USA, que avaliaram características de personalidade num total de 2.459 pessoas saudáveis que se inscreveram no Baltimore Longitudinal Study of Aging de 1958.

Estes dados, recolhidos junto dos participantes (que na altura tinham entre 17 e 98 anos), constituíram a base para uma comparação dos traços de personalidade específicos e da longevidade dos 943 participantes no estudo que morreram durante o período de estudo de 50 anos.

Os homens e mulheres que estavam acima da média em termos de, entre outras coisas, actividade geral e estabilidade emocional, viveram tipicamente mais 2-3 anos do que aqueles que estavam abaixo da média medidos sobre os mesmos parâmetros.

>em>Fonte: Medicina Psicossomática