Massagem é bem-estar tanto para o corpo como para a mente. Mas a massagem também é muito boa para a formação.
Se é novo no ginásio ou atleta profissional, provavelmente já sentiu dor e tensão após um treino. Estas dores são frequentemente tão insuportáveis que mesmo a pessoa mais obstinada evitará cadeiras que exijam um agachamento profundo ou escadas.
Por outras palavras, se fez algo completamente novo ou a um nível de intensidade superior ao habitual, o seu corpo irá reagir de alguma forma.
Quando estiver no ginásio a levantar pesos, a sobreaquecer a passadeira ou a balançar os seus sapatos de corrida e bicicleta, há uma boa probabilidade do seu corpo ter uma folga. Portanto, um bom complemento ao seu treino seria a massagem, que pode tanto relaxá-lo após um treino de alta intensidade, relaxar os seus músculos e nervos e também recuperar o seu corpo mais rapidamente.
Pode experimentar um esquema de massagem tanto profissional como desportivo, mas também pode fazer muito em casa. Uma massagem muscular profunda após o exercício tem muitos benefícios e ajuda efectivamente os músculos a recuperar e a voltar ao equilíbrio. Uma massagem pós-treino alivia a dor, a tensão e a miose, que são tudo coisas que exercitamos, desaparecem por si só, mas muitas vezes levam a lesões e a doenças menores.
Mas a massagem não tem de ser apenas sobre exercício e músculos doridos - também pode esquecer o romance indo com massagem com o seu parceiro. A massagem pode ser amorosa e íntima numa relação.
E cria harmonia e fluxo no corpo - tanto física como mentalmente. Quando expõe o seu corpo ao stress e à actividade física, ou quando apenas se senta numa postura embaraçosa, os produtos residuais e a tensão acumulam-se em todos nós. Isto pode levar a lesões e, no pior dos casos, a incapacidades. Uma massagem orientada para o desporto localiza e liberta resíduos de produtos, libertando tensão e trazendo oxigénio e sangue frescos ao corpo.
Massagem demonstrou ter grandes benefícios, tanto para os atletas como para os praticantes, qualquer que seja o seu nível. Por exemplo, os atletas que procuram um melhor desempenho, uma recuperação mais rápida, prevenção de lesões e ajuda na manutenção das condições de pico podem beneficiar.
Vocês já devem ter notado que após um treino ou um treino intenso, os vossos músculos ficam apertados, o que causa dor em várias partes do corpo. Uma massagem pós-treino ajuda-o a prevenir dores e lesões após o exercício, reduzindo a dor muscular.
A investigação mostrou que a massagem após o exercício pode melhorar o tempo de recuperação duas vezes mais rápido do que o repouso regular. Isto deve-se em parte à melhoria do fluxo sanguíneo e dos nutrientes no corpo devido à massagem. Quando os fluidos do seu corpo circulam facilmente, os nutrientes e o oxigénio são capazes de alcançar os seus músculos e outros tecidos mais rapidamente. Uma massagem após o exercício pode soltar os seus músculos.
Após um treino intenso, poderá descobrir que os seus músculos se sentem apertados, o que pode esticar os músculos. Receber uma massagem após o exercício ajudará os seus músculos a libertar esta tensão e a recuperar mais rapidamente. Como resultado, terá melhor flexibilidade.
Após algum tempo, será mais fácil executar tarefas quotidianas que exijam estabilidade extra. Por exemplo, se correr muito, certifique-se de que recebe uma massagem que visa as suas ancas do joelho. Os tendões dos presépios supremos ajudá-lo-ão a ganhar mais resistência e velocidade durante a corrida.
Durante o exercício, o corpo acumula ácido láctico, que contribui para a dor muscular e fadiga precoce durante um treino. Receber uma massagem ajuda a desviar o desperdício dos músculos.
Massagem não é apenas para uma recuperação mais rápida, mas também porque a merece após um treino duro e extenuante. Ter uma recompensa no final do seu treino vai mantê-lo motivado para trabalhar com mais regularidade. Uma massagem também o ajudará a melhorar a qualidade do seu sono. Uma boa noite de sono evita a fadiga e dá-lhe a energia extra que precisa para mais um dia de actividade física.
Quando estiver pronto para uma massagem, invista num foam roller Pode utilizá-lo para alongamento, relaxamento e treino muscular. O rolo de espuma é um grande equipamento de exercício do qual pode beneficiar se tiver uma vida diária activa. Um rolo de espuma facilita-lhe a descontracção muscular.
Aqui estão 2 bons exercícios:
#1 - Coxas
#2 - Braços
Se estiver interessado em mais exercícios de rolo de espuma ou exercícios de alongamento geral, pode encontrar muito mais no nosso Canal YouTube
Se tiver azar e sofrer lesões graves tais como fracturas, entorses e grandes rasgões de fibras, não tente em circunstância alguma curar-se com massagens ou outros exercícios. Em vez disso, consulte um massagista desportivo ou fisioterapeuta com experiência em lesões desportivas. Após ferimentos ligeiros, pode normalmente começar suavemente por conta própria após alguns dias de descanso. A regra geral é começar quando a dor desaparece.
Você nem sempre sabe como o seu corpo reage à massagem. Se estiver habituado a massagens regulares, os efeitos secundários tais como dor e fadiga não o incomodarão significativamente e terá uma visão de como o seu corpo reage a isso.
Se, por outro lado, nunca teve uma massagem profunda antes, na maioria das vezes irá sentir dor.
Se quiser usar ajuda profissional para a massagem, aqui estão 3 dicas a seguir no dia da massagem.
A maioria destas técnicas e exercícios de massagem pode ser feita com as suas mãos. O resto requer um parceiro ou algumas ferramentas simples. Lembre-se de que, ao contrário da crença popular, a massagem não deve ser dolorosa, uma vez que, inconscientemente, irá esticar outros músculos. Deve também lembrar-se de beber muita água depois para descarregar os produtos residuais.
#1 - Envelhecimento
A aplicação deve ser feita em pele seca. A mão é colocada ligeiramente arredondada e amassa-se com a raiz da mão em movimentos circulares tão grandes quanto possível, sem que a mão escorregue. Quando uma área tiver sido trabalhada, a mão é deslocada para uma nova área. A amassadura é especialmente boa para os músculos das costas longas e das nádegas, onde estimula os músculos e a circulação.
#2 - Traumatismos
Para este tipo de massagem, a pele deve estar seca. Corta-se, bate-se e bate-se com a borda da mão ou com as palmas das mãos ligeiramente arredondadas e os pulsos relaxantes. Estimula os músculos e os nervos e só deve ser usado nos próprios músculos. As pinceladas nunca devem ser usadas em ossos salientes.
#3 - Passagem a ferro
Esta forma de massagem consiste em suaves pinceladas da pele para cima na direcção das fibras musculares. Os movimentos devem ser calmos e ritmados na pele que é lubrificada com óleo. Os traços são eficazes em grandes áreas como as costas e coxas, estimulando a circulação e ajudando a aumentar o fluxo sanguíneo para a área massajada.
##4 - Esfregar
A cabeça é lubrificada com óleo, depois o polegar desliza para cima na direcção das fibras musculares numa pressão curta mas firme, enquanto que os outros quatro dedos são utilizados como suportes. O polegar deve relaxar no caminho de regresso. A massagem é eficaz localmente, por exemplo nos músculos da barriga da perna, mas não deve ser utilizada nas articulações. É uma boa ideia seguir a fricção com traços de massagem.
✅ Redução da tensão muscular
✅ Promover o relaxamento
✅ Melhorar a flexibilidade
✅ Melhoria da função dos tecidos moles
✅ Diminuição da rigidez muscular e fadiga após o exercício
✅ Melhorar o desempenho do exercício
✅ Redução da dor muscular de início retardado
✅ Redução do inchaço
✅ Redução das dificuldades respiratórias
✅ Melhorar o desempenho desportivo
✅ Ajuda para prevenir lesões
Ao combinar a sua formação com tratamento de massagem, será capaz de treinar mais tempo e com mais força e tirar o máximo partido do seu treino.