Por que é o yoga tão bom para os corredores? O Yoga é a melhor combinação para a sua corrida, pois cria um equilíbrio óptimo entre corpo e mente. Fortalece a sua mente, melhora a sua concentração e pode superar lesões. Recupera melhor, sente-se melhor e será definitivamente um corredor mais rápido e mais eficiente também.
Muitos corredores experimentam uma gama de problemas de força e flexibilidade, o que não é de estranhar com os choques que se levantam através dos músculos, articulações, tendões e ligamentos. Mas é aí que o yoga pode ajudar, felizmente. Yoga e corrida são yin e yang. Não são forças opostas, mas sim opostos complementares que interagem num todo maior.
Para cada "passo de corrida" que faz, aterra com cerca de 3 vezes o seu peso corporal.
A quantidade de passos que dá é muito individual, mas podemos dizer que 10.000 passos equivalem a cerca de 6-7 km.
10.000 passos de 3 vezes o seu peso corporal é uma enorme tensão no seu corpo. Isto pode causar rigidez e dor no corpo, e infelizmente também pode levar a lesões.
Fisicamente, usa os seus músculos para correr, mas estes músculos são controlados pelo seu sistema nervoso e pelo seu cérebro. Nem sempre se trata da sua condição física quando se trata de correr eficientemente, mas também da sua força e coordenação.
Yoga na prática envolve grupos musculares maiores e menores sinergicamente através de uma variedade de movimentos, criando espaço no corpo através do alongamento dos músculos, melhorando em última análise a flexibilidade. Os exercícios de yoga requerem concentração e envolvimento de corpo inteiro, criando um forte equilíbrio da cabeça aos pés.
Quando o seu corpo está em equilíbrio, também usa menos energia e a sua resistência melhora.
Além dos benefícios físicos, também ajuda a aumentar a concentração mental. Uma vez que os corredores são mais frequentemente culpados de treino através da dor e ignorando os sinais de aviso do corpo, o yoga pode ajudar os corredores a alcançar uma melhor consciência física. O yoga cria um sentido mais forte de consciência corporal e ensina aos praticantes a arte de ouvir o corpo.
Os exercícios de yoga e respiração melhoram a sua recuperação, o que é essencial para a sua raça, acalmando o seu sistema nervoso central e dando-lhe uma sensação de calma e liberdade, tanto no seu corpo como mentalmente. O yoga faz um bom trabalho ao apontar desequilíbrios que podem indicar uma lesão. Por exemplo, há muitos corredores que se queixam de dores no joelho, mas durante uma aula de yoga podem dizer que a dor vem de aperto ou desequilíbrio na anca.
Aqui estão 3 exercícios que podem torná-lo sem lesões, rápido e mais ágil. Pode fazer com vantagem os seguintes exercícios após a sua corrida como o alongamento ideal:
Tenda com uma distância da largura da anca entre os seus pés. Dobre os joelhos de tal forma que possa colocar a ponta dos dedos no chão. Deixe a sua cabeça pendurada. Chupa o umbigo para dentro e para cima, depois entrelace os dedos atrás das nádegas para que as omoplatas se encontrem nas costas - afaste as mãos do cóccix e estique os braços e as mãos para cima em direcção ao céu, talvez um pouco para além da cabeça, para que a frente dos ombros procure longe dos ouvidos.
Esticar a perna dianteira à sua frente. O outro joelho fica no chão. Os dedos dos pés da frente apontam para cima, e o calcanhar é activamente pressionado para o chão e em direcção a si próprio, de modo a que o fémur volte, para o encaixe da anca - pode sentir-se isto como um estiramento activo na parte de trás da perna esticada. Pode facilmente ter o joelho frontal ligeiramente dobrado, desde que pressione activamente o calcanhar para baixo e para dentro em direcção a si próprio. Coloque a ponta dos dedos no chão de cada lado da sua perna dianteira. Arredondar a parte superior das costas e deixar a cabeça pendurada, olhando para o chão. Manter o trecho durante 5-10 respirações para dentro e para fora.
Lay on your back with your legs stretched out. Apertar o joelho direito e deixar o esquerdo no chão com o pé para cima e os dedos dos pés apontados para cima. Ao exalar, esticar a perna direita para cima, flexionar o pé e abrir os dedos dos pés. Entrelace os dedos na parte de trás da coxa direita. Empurre as mãos para dentro em direcção à coxa, tanto quanto empurre activamente a coxa para dentro das mãos em direcção ao outro pé. Segure a esticada durante 10 respirações completas e firmes enquanto relaxa os ombros e o rosto. Ao expirar, baixe a perna para uma posição paralela com a outra. Mudar para o lado oposto.
Estes exercícios são concebidos especificamente para corredores. Sentirá uma leveza no seu corpo quando correr depois de começar a fazer os exercícios. Ao mesmo tempo, pode dizer adeus à rigidez e tornar-se-á um corredor mais feliz em geral.
Faça os exercícios 2-3 vezes por semana após a sua corrida, quando o seu corpo estiver quente. Os exercícios podem ser feitos por qualquer pessoa, independentemente do nível de execução.
Esperamos que possa usar os exercícios para reforçar a sua corrida.