Yoga - 5 erros típicos

Yoga será sempre um grande desafio da primeira vez, onde todos os esforços são gastos em exercícios de força, equilíbrio e flexibilidade. Mas toda a prática torna perfeita e isto também se aplica ao yoga. À medida que se torna mais confiante nos exercícios e a rotina se instala, trata-se de olhar para quaisquer pequenos erros. A perfeição a 100% raramente é alcançada no yoga, o objectivo é a melhoria constante. Os erros típicos do yoga são os seguintes, alguns dos quais poderá reconhecer?

Amptempnbsp de yoga típica;

Quando pratica yoga sem olhar para os seus defeitos e sem tentar corrigi-los, a sua forma e consciência irão sofrer. Além disso, reduz o seu benefício e aumenta o risco de lesões. 

Se pensa que o yoga é realmente difícil e apenas para pessoas flexíveis, está enganado. O yoga é para todos, e é bom para todos. Trata-se apenas de prática e perseverança, de olhar para os seus erros e de os corrigir.

Aqui estão os cinco erros de yoga mais típicos.

#1 Sustém-se a respiração

Atracção é um dos elementos mais importantes do yoga. Com isto pretende-se que se respire calma e profundamente enquanto se realizam os exercícios. Na prática extenuante, há uma tendência para suster a respiração ou respirar muito rapidamente para passar pelos exercícios. Pode suportar mais se os músculos estiverem oxigenados de forma óptima, através de uma respiração calma.

Uma boa respiração profunda é feita assim: concentre-se, inspire profundamente pelo nariz, concentre-se na respiração, encha a barriga de ar e deixe-a sair silenciosamente da boca enquanto esvazia completamente os pulmões.

#2 Chega-se ao yoga, directamente do jantar

Se a sua aula de yoga for à noite, coma uma refeição leve com um bom equilíbrio de proteínas e hidratos de carbono uma hora antes do seu treino. Pode estragar o seu treino se vier directamente do jantar, cheio. Alguns dos exercícios serão absolutamente desagradáveis de fazer e o seu corpo gastará energia a digerir os alimentos, por isso o seu desempenho irá deteriorar-se.

#3 Compara-se a si mesmo com outros

Há sempre uma pessoa na classe de yoga que parece ter articulações hipermóveis, sem um osso no corpo, que está simultaneamente a realizar os exercícios na perfeição. É difícil não se comparar com ela, porque quer fazer os exercícios da mesma forma que ela, talvez ainda melhor...

Mas não se compare com ela, arrisca-se a perder a sua motivação e o yoga não tem a concorrência como objectivo, pelo contrário. Yoga é tratar bem o seu corpo e mente individualmente.

#4 Esforças-te demasiado

Nestes tempos ouvimos sempre que o treino só tem sido bom quando dói depois. Esta forma de pensar não deve de forma alguma ser transferida para o yoga, pois é exactamente o oposto. O yoga nunca deve doer, e se o fizer, parar imediatamente ou corre o risco de lesões e músculos sobrecarregados. Yoga é ouvir o seu corpo e estar consciente dele, assim como os sinais do seu corpo.

#5 Estás no lugar errado

Exercícios de yoga são muito complicados no início, por isso pode ser difícil ver como o treinador está a realizar os exercícios se estiver posicionado longe para o lado ou na parte de trás.

Em vez disso, ficar na segunda fila de trás, no meio. Esse será o espaço mais ideal na sala.

Porquê praticar yoga? 

Diz-se muito sobre a nossa saúde mental, e se essa é uma área de enfoque para si, como deveria ser para todos, o yoga é um local perfeito para começar. Em suma, o yoga é bom para a mente. 

Embora estes sejam exercícios físicos onde se usa o corpo para se equilibrar, esse equilíbrio é dirigido à mente. Isto significa, por exemplo, que pode aprender a relaxar melhor e a controlar a sua respiração. Também pode significar que venha a descansar mais em si mesmo. 

Isso é porque entra em contacto com o seu próprio corpo ao ritmo certo. É também uma actividade que é antiga precisamente porque funciona, e por isso é algo que é usado por todos desde os que sofrem de stress e que querem entrar em contacto consigo próprios até aos atletas profissionais que precisam de endireitar algumas coisas no seu corpo.

Yoga também o torna mais forte em praticamente todos os músculos do seu corpo. Embora possa não parecer assim tão difícil, é definitivamente algo em que se treina os músculos. Mesmo que não obtenha músculos enormes do yoga, poderá fazer coisas completamente novas com esta forma de exercício. 

Abrir yoga com outras formas de exercício

Yoga é óptimo para combinar com outras formas de exercício e treino. Por exemplo, a corrida, onde o yoga realmente reforça a sua corrida, sobre a qual pode ler mais aqui. Pode também ser um treino de força, onde a força dos seus músculos irá melhorar e fortalecer os seus exercícios de yoga. 

Em geral, é melhor fazer yoga depois de correr ou musculação se quiser fazer todo o seu treino no mesmo dia. Em alternativa, pode correr ou fazer treino de força em alguns dias e fazer yoga noutros. Também proporciona uma boa variedade e equilíbrio de como se usa os músculos do corpo. 

Se se interessou por yoga ou talvez já pratique yoga, temos uma enorme variedade de equipamento de yoga - veja.