Eficaz
Uma faixa de frequência cardíaca dá-lhe uma imagem precisa da condição do seu corpo com base no seu ritmo cardíaco. O seu pulso pode ser definido como o ritmo do seu batimento cardíaco - quantas batidas estão a bombear sangue à volta do seu corpo por minuto. O pulso é importante para a sua absorção de oxigénio, uma vez que o sangue transporta oxigénio para as células do corpo. Um monitor do ritmo cardíaco mede, portanto, quantas batidas por minuto o seu coração bate sob diferentes cargas. Dá uma visão simples sobre como é o estado do seu corpo quando é descarregado. Um cinto de frequência cardíaca transmite a frequência cardíaca medida a um smartphone ligado durante o período de medição, para que possa ver e utilizar posteriormente os dados recolhidos.
O cinto de pulso deve ser apertado à volta do peito. Um monitor do ritmo cardíaco montado no peito, geralmente constituído por dois campos de gravação, mede o ritmo cardíaco através da análise dos sinais eléctricos do coração. Faz isto ao detectar a tensão muscular do batimento cardíaco directamente fora do peito. As medições efectuadas são então enviadas para o dispositivo ligado (muito provavelmente um smartphone) usando principalmente ANT+ tecnologia ou bluetooth, ambos os quais são métodos de transmissão sem fios.
Uma faixa de frequência cardíaca pode ser uma grande vantagem a utilizar quando se trata de treino cardiovascular, como corrida, ciclismo, esqui de fundo e assim por diante. Com um cinto de batimento cardíaco pode ver como está a empurrar o seu corpo com força. Ajuda-o a estar atento ao facto de estar a treinar de forma eficiente e dura o suficiente, mas também se está a treinar demasiado. Ao recolher dados de diferentes treinos e desportos, pode descobrir que tipo de treino é adequado para si. Algumas pessoas beneficiam de treinos duros e intensos, enquanto outras beneficiam de treinos mais longos e de ritmo cardíaco mais baixo.
É importante certificar-se de que o seu cinto de pulso encaixa correctamente de acordo com o manual, tanto em termos de posição como de quão apertado deve ser. Varia se a sua correia do ritmo cardíaco é macia ou dura. O Softstrap é normalmente mais confortável, enquanto que o hardstrap tende a causar menos problemas. Os dois campos de registo devem estar húmidos para uma função óptima. O suor mantém frequentemente o sinal, mas é uma boa identificação
Um monitor do ritmo cardíaco utiliza a medição do ritmo cardíaco com base no pulso, o que é muito fácil e conveniente mas não tão preciso como uma cinta de ritmo cardíaco. A medição da frequência cardíaca com base no peito não é afectada por qualquer tremor ou tensão no pulso, o que tende a interferir com as medições com base no pulso quando se anda de bicicleta de montanha, por exemplo. Os monitores do ritmo cardíaco também demoram normalmente 5-10 minutos a registar o ritmo cardíaco correcto, ao contrário de uma correia de frequência cardíaca que regista o seu ritmo cardíaco imediatamente. No entanto, nem todos acham um cinto de batimentos cardíacos particularmente conveniente de usar, e precisa de ser lavado entre utilizações e ligado a um dispositivo receptor, tal como um telemóvel ou computador.
Uma correia de pulso precisa de ser bem mantida para funcionar de forma óptima. A correia deve ser enxaguada de preferência após cada utilização, se for uma correia de pulso softstrap. Tanto as cintas macias como as cintas duras podem ser lavadas à mão ou lavadas à máquina num saco de roupa sem a utilização de detergentes agressivos depois de os sensores de pulso terem sido cortados. Contudo, não devem ser colocados na máquina de secar roupa e devem ser pendurados para secar. Limpar simplesmente os sensores com um pano após cada utilização. Se a correia de pulso não for utilizada durante um longo período de tempo, é importante que os sensores de pulso sejam retirados da correia para que não fiquem descarregados.